FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

10/07/2015 - Meio Ambiente
Floram planta 6 mil árvores em 30 meses
Praças, parques e áreas verdes de toda a região recebem mais carinho e atenção por parte do Depap

foto/divulgação: Divulgação

Nos últimos 30 meses, foram plantadas 6.132 mudas

O Departamento de Praças e Arborização Públicas (Depap) da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) vem priorizado o plantio de mudas ornamentais e frutíferas da flora nativa regional. Algumas espécies plantadas são pitangas, araçás, grumixamas, ingás, cabeludas, chal chal, tucaneiros, aroeiras, quaresmeira, manacá da serra, aleluias, canafístulas, falso barbatimão, sibipiruna, ipês, jerivás etc.

 

Nos últimos 30 meses, foram plantadas 6.132 espécies de mudas, uma média de mais de 200 plantas por mês.

Carolina Custódio Amorim, engenheira agrônoma do Depap, afirma que “sempre procuramos considerar e respeitar a característica de cada espécie para escolha do local de plantio. Por exemplo, espécies de grande porte devem ser plantadas em locais de amplo espaço, que permitam o bom desenvolvimento, como praças e parques, e nunca sob rede de energia elétrica”.

 

Alguns dos lugares onde houve o plantio de tais espécies foram o Aterro da Baia Sul, a Beira-mar Norte e a Beira-mar Cotinental, praças, parques e áreas verdes de toda a região central, Campeche, Ingleses, Canavieiras, Córrego Grande e Rio Vermelho, entre outros.

 

Para de fazer o plantio das tais mudas, é feita uma abertura com no mínimo 60x60x60cm, onde é misturada a terra e os compostos orgânicos. O caule da planta é sempre protegido com um pedaço de cano, para evitar danos às mudas na hora no plantio, um processo que leva em torno de 20 a 30 minutos.

Atualmente, o Depap conta com a mão de obra de oito funcionários, que são treinados e capacitados para o serviço de jardinagem, como plantio de árvores, flores, manutenção e preservação dos canteiros e jardins.


galeria de imagens