FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

06/08/2015 - Meio Ambiente
Família Casca ensina a compostagem
O espaço orientou a comunidade a ministrar suas oficinas de compostagem

foto/divulgação: Divulgação

Alguns participantes das oficinas

O projeto Família Casca, que é coordenado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) funciona dentro do Parque Ecológico do Córrego Grande, vem chamando a atenção pela forma eficaz e lúdica que trata os resíduos orgânicos que são deixados pelos moradores no nosso Ponto de Entrega Voluntária (PEV).

 

O diferencial deste projeto é o uso dos minhocários como forma complementar ao tratamento de compostagem, pois acelera o processo e potencializa a qualidade do subproduto gerado: um adubo natural. Com isso, também conseguimos, através das minhocas, interagir de forma mais descontraída com as crianças sobre a importância do tratamento dos resíduos orgânicos - este espaço está no circuito de educação ambiental que recebe em torno de 13 mil crianças por ano e trata mensalmente a média de cinco toneladas.


Esta área, ainda, conta com a coleta de água da chuva e constantemente doa matrizes de minhocas aos interessados que desejam montar o seu próprio sistema em casa – minhocários domiciliares.

 

O projeto Família Casca recebeu recentemente participantes de dois grandes eventos: Formação em Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos, oferecido pela CEPAGRO, entre os dias 23 e 28.03, que contou inclusive com um representante do Ministério do Meio Ambiente e o 58º Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia – CONEA – organizado pela Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB, realizado nesta última segunda-feira (03).

 

Ambos os eventos utilizaram o espaço para ministrar suas oficinas de compostagem e atingiram seus limites de inscrições.

 

 

Para mais informações: Gilberto Napoleão – 9616-1570 / Marcus Medeiros – 9121-0410.


galeria de imagens