FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

16/09/2015 - Meio Ambiente
Horto do Ribeirão começa a ser revitalizado
Localizado no Sul da Ilha, é um dos principais berçários de mudas do município

foto/divulgação: Jorge Pires

Local que vai abrigar a estufa já esta sendo preparado

Criado em dezembro de 1985 pela lei 2.348 e denominado Horto Florestal Antonio Antunes da Cruz, o Horto do Ribeirão começa a passar por revitalização. Ganhará nova sede, estufa de mudas, áreas exclusivas para os canteiros de arvores nativas e novo galpão berçário, que devera aumentar a produção de mudas utilizadas na arborização pública e nos Programas de Recuperação de Áreas Degradas (PRAD).

Com a revitalização, o horto poderá voltar executar uma importante função, que é servir como fonte para pesquisas e referência para estudantes aprenderem um pouco das técnicas de cultivo utilizadas pelos  profissionais da Floram. 

Desde a sua criação, há trinta anos, é a primeira vez que passa por um processo de revitalização. A previsão de conclusão dos trabalhos é de 120 dias.

O Horto do Ribeirão possui canteiros com mais de 40 espécies de plantas ornamentais e algumas espécies de árvores nativas, como a pitangueira, o araçá e a grumixama, entre outras. O horto é administrado pela  Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), através da Diretoria de Gestão Ambiental e do Departamento de Praças e Arborização Pública (Depap).

A produção média do horto é de cinco mil mudas por mês. As mudas são utilizadas nos parques, praças, canteiros e rótulas, entre outros espaços públicos da cidade. Também é mantido no local um banco genético da mata nativa.- 


galeria de imagens