FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

10/01/2011 - Meio Ambiente
Operação da Prefeitura no Papaquara começa nesta terça-feira
Prefeitura inicia a operação para contenção de edificações ilegais em áreas de preservação permanente.

foto/divulgação:

Construções irregulares serão demolidas na comunidade do Papaquara.

Com base nas decisões tomadas na reunião desta segunda-feira (10/01), o Grupo de Prevenção à Desastres realizará uma ação com o objetivo de congelar o crescimento desordenado em duas áreas de preservação permanente (APP) no norte da ilha, uma localizada no Papaquara (em Canasvieiras) e a outra no Morro do Mosquito (nos Ingleses).

 

Na terça-feira (11/01), a partir das 08h30min um grupo formado por 15 Policiais Militares, 10 representantes da Guarda Municipal, 5 fiscais da FLORAM, 2 fiscais do SMDU (Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e mais 2 equipes de demolição (FLORAM e SMDU) sairá da base de operações da polícia em Canasvieiras em direção ao morro do Papaquara, o primeiro a ser recuperado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.

 

Serão feitas três demolições de edificações irregulares, que estão em fase de construção e já foram identificadas, em área de preservação e área de risco (com perigo de enchentes e doenças causadas pelo acúmulo de lixo no local). Também será realizado a demolição de pontes que ligam os dois lados do Papaquara.

 

A operação realizada pela Prefeitura tem também o objetivo de orientar e organizar a atividade de reciclagem que é feita pela comunidade do Papaquara, já que um dos agravantes da situação irregular dos moradores é a quantidade de lixo gerado, poluindo a área de preservação permanente e aumentando a chance de proliferação de doenças.


galeria de imagens