FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

19/01/2011 - Meio Ambiente
As árvores são lindas e cobiçadas
Se o futuro é uma decisão que se implementa pela vontade, o verde deve ser comemorado todos os dias.

Árvore é um bem comum

 

 

O futuro é imperscrutável, disse o Professor Dr. Alcides Abreu, em aula de Pós Graduação/UDESC/1993, ratificado pelo Superintendente Gerson Antonio Basso. 

 

Na realidade o verde deve ser comemorado todos os dias. O dia 21 de setembro é apenas uma data brasileira escolhida - “Dia da Árvore”. Este vegetal (planta) perene – tão linda como cobiçada, é produzida a partir sementes ou pelo processo de estaquia, desenvolvendo-se a céu aberto e sob a influência do calor e da umidade.

 

Estudiosos atestam que as árvores são seres vivos que interagem com outros seres vivos, sendo importantíssimo para o Planeta Terra que tenhamos muitas árvores para obtenção de benefícios: a) ecológicos(beleza nas praças e logradouros; sombras; diminuição da poluição/fotossíntese; barreiras dos ventos e filtro de poeira e fuligem; firmeza do solo nas encostas/margens de rios/mananciais...); e b)econômicos (madeira; papel; carvão; óleo; resinas; mel; fruto; flores; essências; remédios...).

 

Para o hinduísmo, a árvore é tão importante quanto o ser humano – se não mais.

 

A preservação com a consciência de que a árvore tem um ciclo de vida a ser respeitada (germinação, crescimento, floração, frutificação e morte), é a nossa tarefa. Está claro que da forma como estão sendo derrubadas em geral no Brasil, futuramente vamos precisar de mais planetas Terra, pois, sem reposição, o nosso não mais terá os benefícios deste bem comum.

 

Nada obstante, salientamos que de acordo com a comunidade científica, não cabe somente aos poderes de coerção – por exemplo, o Federal (IBAMA), o Estadual (FATMA) e o Municipal (FLORAM), o compromisso de assumir a conservação da natureza (árvores). Este é um dever de todos.

 

Em verdade o futuro é uma decisão que se implementa pela vontade e a liberdade, podendo ser construído a partir de uma fórmula (parágrafo de Lei que se faz fato): “F = f (Si, I, E, M, K) (S, V, L) “, onde: “F” é o Futuro; “f” é a função; “Si” é a qualidade das instituições; “I” é a informação; “E” é a energia; “M” é os recursos naturais; “K” é o capital sob todas as formas; “S” é a estratégia; “V” é a vontade, e o “L” é a liberdade.

 

Setembro esta por vir, é verdade, mas, o nosso foco é o dia-a-dia, pois, os caminhos para se pensar sobre o Paradigma Homem e Natureza, onde o futuro tem que existir com árvores e não só com concreto, pedra e deserto, devem ser bem escolhidos, até para validar a nossa existência no planeta, sem perda desta encarnação.

 


Marco Aurélio Abreu

Diretor de Gestão Ambiental

Eng. Civil e Mestre em Administração