FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

25/01/2011 - Meio Ambiente
Comunidade do Papaquara será indenizada e terá que deixar o local
A Prefeitura Municipal de Florianópolis negocia a saída dos moradores.

foto/divulgação: Thayse Stein

O Superintendente da FLORAM, Gerson Basso, fala sobre as decisões da Prefeitura em relação a comunidade do Papaquara.

O mutirão de limpeza que estava previsto para acontecer hoje, organizado pela FLORAM, COMCAP e Secretaria de Obras, na comunidade do Papaquara foi cancelado. A Prefeitura Municipal resolveu tomar outras providências, devido às fortes chuvas que atingiram o local.

 

Com as chuvas ocorridas na semana passada, a comunidade do Papaquara teve que se retirar de suas casas, não podendo retornar para o local de origem em razão de residirem em área de risco e de preservação permanente.  A Defesa Civil interditou as casas e as famílias estão alojadas em um colégio próximo ao Terminal de Canasvieiras.

 

Cada caso será estudado, mas todos os moradores serão ressarcidos, uns receberão indenização e outros receberão o aluguel social (que será negociado com a Secretaria de Habitação). Segundo o Secretario da Secretaria de Habitação, Átila Rocha dos Santos, a avaliação das habitações já está sendo feita e deve ser concluída em três dias.

 

A Prefeitura Municipal de Florianópolis autorizou o desassoreamento do Rio Papaquara e segundo o Superintendente da FLORAM, Gerson Basso, assim que acabarem as negociações e a saída das famílias, a FLORAM ficará responsável pela demolição das casas.


galeria de imagens