FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

01/02/2011 - Meio Ambiente
Arborização pública da Beira Mar sob o ponto de vista de Marco Abreu
O crescimento dos mercados provoca um esgotamento no Meio Ambiente.

O verde em pé 

 

“A mídia é o olho do cidadão com efeito - vê, publica, repercute e põe para a correr no mundo a burocracia” (Alcides Abreu, UDESC/1993).

 

Ontem foi um dia histórico para FLORAM, pois, às 20h, numa área contígua ao elevado WILSON PEDRO KLEINUBING inaugurou-se a 1ª Etapa da Arborização Pública da Avenida Beira Mar Norte, com Palmas Mexicanas (Washingtonias) todas iluminadas em forma de “F” (em homenagem ao aniversário de Florianópolis).

 

Da América do Norte vem o "Global Concerns, Local Solution” (Preocupações globais, soluções locais). Considerando isso uma verdade, e é verdade, a beleza urbana – nova vegetação iluminada começa por aqui mesmo, Florianópolis.

 

Nada obstante, a degradação ambiental, também tem que ser freada por aqui (Florianópolis), uma vez que está se tornando crônica em todo o mundo, sendo uma emergência da atualidade - ameaça pessoas e reduz os meios de vida de pelo menos 1 bilhão de habitantes.

 

As pessoas POBRES, tendo pouca escolha, pressionam o Meio Ambiente, tal como o consumo dos RICOS. O crescimento dos mercados (imobiliário, madeireiro, pesqueiro...), está acarretando esgotamento do Patrimônio Verde - menos florestas e biodiversidade.

 

Ora, o Brasil é um País invejável, com a maior biodiversidade do Planeta (em torno de 20%) e pelo documento “Cuidando do Planeta Terra” sabe, muito bem, dos princípios para se ter uma sociedade sustentável – que são 09 (nove):

 

1) Respeitar e cuidar da comunidade da vida (Este primeiro item, provê a base ética para os demais abaixo).

2) Melhorar a qualidade de vida humana.

 

3) Conservar a vitalidade e a diversidade do Planeta Terra (vida, biodiversidade e o uso sustentável dos recursos renováveis).

 

4) Reduzir o esgotamento dos recursos não renováveis.

 

5) Permanecer nos limites da capacidade de suporte do Planeta terra (Este itens (2 até 5), definem os critérios que devem ser encontrados na busca da sociedade sustentável).

 

6) Modificar atitudes e práticas pessoais.

 

7) Capacitar as comunidades para cuidarem do Meio Ambiente.

 

8) Gerar uma estrutura nacional para integração do desenvolvimento com conservação (interação entre terra, ar, água, organismos e atividades humanas; assegurar que os usuários dos recursos paguem por inteiro os custos sociais dos benefícios que gozam).

 

9) Criar uma aliança planetária (Este itens (6 até 9), estabelecem direções a serem seguidas nesta mesma busca, nos níveis individuais, local, nacional e internacional).

 

Particularizando, a mídia tem um grande papel nessa conscientização ao cidadão (desmatamentos, lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera, contaminação das águas, destruição da mata ciliar, ocupação irregular...).

 

Florianópolis precisa ser responsável. 

 

 

Marco Aurélio Abreu

Diretor de Gestão Ambiental

Eng. Civil e Mestre em Administração