FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

02/02/2011 - Meio Ambiente
Meio Ambiente com a máxima felicidade
A natureza é para DURAR e SERVIR, devendo responder a um conforto material.

Os símbolos de Florianópolis

 

 

O mundo se desenha se transforma e se constrói a partir de pessoas que nascem, atuam, prosperam e fenecem num sítio determinado – o Município.

 

O homem é o ambiente que assumiu a consciência. Tudo é sistêmico, holístico, quântico e não desmembrável – tudo está ligado a tudo, por isso, nós estamos aqui a externar a súplica:

 

Consumo Consciente do Meio Ambiente.

 

Nossa cidade, razão da nossa emoção, está localizada no paralelo 27º sul, numa posição de equivalência entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires, no centro de um círculo de onde em pouco mais de 2 horas de vôo se alcançam as maiores metrópoles da América do Sul (Buenos Aires, Montevidéu, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro).  Adicionado a isso, Florianópolis tem 438,5 Km2 de área (considerando os últimos aterros), sendo 12 Km2 na parte Continental.

 

Vejam! Considerando o desenho da Ilha, cuja configuração é de um navio, tem-se em verdadeira grandeza (VG) na direção Norte-Sul 54 Km de comprimento, na direção Leste-Oeste 18 Km de largura e um perímetro de 172 Km, distribuídos entre Montanhas (Morro do Ribeirão da Ilha com 532m), planícies, enseadas, pontas, baias, lagoas,  100 Praias (42Oficiais) e 22 Ilhas entorno.

 

Florianópolis é hoje o objeto do desejo.

 

Efetivamente, para defender o Meio Ambiente, além dos órgãos de coerção - Federal (IBAMA) e Estadual (FATMA), o município de Florianópolis conta com a FLORAM, entidade pública, sem fins lucrativos, instituída pela Lei Municipal 4.645 de 21 de junho de 1995.

 

Dado o panorama, sabe-se que o mundo é um “Unum”, um “Totum”, um “Quantum”, um “Sistema” e um “Psychicum”, por isso, numa visão prospectiva, a natureza é para durar e servir, devendo responder a um conforto material.

 

Particularizando, é preciso transformar a nossa Florianópolis num lugar melhor para se viver, em respeito a sua própria memória cuja ligação com o mar vem desde a chegada das primeiras Caravelas que aqui aportaram atraídas, entre outras coisas, pelo cheiro da natureza, em especial, emanados dos agradáveis laranjais.

 

Florianópolis tem Leis e hoje conta com 03 (três) símbolos distintos, os quais precisam ser constantemente relembrados:

 

 

1)    Uma árvore denominada "Guarapuvu" - LEI 3771/92;

2)    Uma ave denominada "Martim Pescador Verde" - LEI 3887/92;

3)    Uma flor denominada "Laelia Purpurata" - LEI 7037/06

 

Todos por um Meio Ambiente tropical legal, com máxima felicidade das pessoas.

 

Marco Aurélio Abreu

Diretor de Gestão Ambiental

Eng. Civil e Mestre em Administração