FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

02/02/2011 - Meio Ambiente
Caminho do Farol: Um passeio com vista panorâmica
Saiba mais sobre esse caminho que termina na Praia de Naufragados, no Sul da Ilha.

foto/divulgação:

Mapa do Caminho do Farol.

O caminho do Farol parte do trecho central da Trilha de Naufragados em direção ao sul. Ao realizar esse passeio, percorre-se entre capoeirinha e capoeirão na mata em regeneração em locais de antigas plantações e que fazem parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. O final do caminho leva à Ponta do Farol Barra do Sul (que atualmente está desativado).

 

A área do Farol é ocupada pelo Ministério do Exército, onde podem ser visitados canhões instalados nas primeiras décadas do século XX. Da ponta do Farol pode-se observar as ruínas da Fortaleza da Ilha de Araçatuba (Fortaleza Nossa Senhora da Conceição).

 

SAIBA MAIS


Atrações da paisagem: vista panorâmica, costões, praia.

Extensão em metros: 2.703

Tempo de percurso: 35 minutos.

Grau de dificuldade: semi-leve.

Preparo físico: normal.

Orientação: fácil; acessível aos mais inexperientes; procurar manter-se na trilha principal (mais larga) para chegar ao farol; as trilhas secundárias levam ao costão e à praia.

Tipo de terreno: nos trechos inicial e final, a trilha apresenta seixos, já no trecho central é de terra batida, geralmente coberto por gramíneas.

Linha de ônibus: A linha de ônibus Caieira da Barra do Sul (nº 561 da empresa Insular) tem o ponto final no início da Trilha de Naufragados.

Fontes de água: não há.

Graduação para bicicletas: cansativa – envolve subidas, descidas e alguns trechos com seixos.

 

Fonte: ZEFERINO, Augusto Cesar e outros. Caminhos e Trilhas de Florianópolis. Florianópolis: IPUF; 2001.