FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

14/02/2011 - Meio Ambiente
Florianópolis e as árvores
O Hino a Árvore deve ser relembrado nas escolas, em especial, as públicas.

Cantando, cuidando e plantando árvores (*)

 

“O jardineiro é Jesus e as árvores somos nós” (Professor de alfabetização, colhido alhures).

 

Tempo instável e com ameaças. Assim, encontra-se o planeta e seus hospedes.

Na minha infância querida, lembro-me que cantávamos o Hino a Árvore com três quadras:

 1) Cavemos a terra, plantemos nossa árvore. Que amiga bondosa ela aqui nos será. Um dia ao voltarmos pedindo-lhe abrigo. Ou flores, ou frutos, ou sombra dará (Bis);

2) O céu generoso nos regue esta planta. O sol de dezembro lhe dê o seu calor. A terra que é boa lhe firme as raízes. E tenham as folhas frescura e verdor; e

3) Plantemos nossa árvore, que a árvore amiga. Seus ramos frondosos aqui abrirão. Um dia ao voltarmos em busca de flores. Com as flores, bons frutos e sombras darão.

 

Mas, como tudo passa, tudo corre, corre no tempo, o que mais importa agora é o conceito de sustentabilidade (Aquele capaz de satisfazer as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades), em tempo de intempéries (provocado pela natureza) e antrópicos (provocado pelas atividades humanas) – aumento da concentração de gazes de efeito estufa, provenientes da poluição das Indústrias, Queimadas, Aerossóis, e CO2 dos Carros [...] de difícil dispersão na atmosfera.

 

Caros leitores, a árvore é considerada uma planta perene (permanece viva durante muito tempo - mais de 100 anos), sendo produzida a partir sementes ou pelo processo de estaquia (com estacas), desenvolvendo-se a céu aberto e sob a influência do calor (sol) e da umidade (chuva).

 

Os Cientistas atestam que as árvores são seres vivos que interagem com outros seres vivos, sendo importantíssimo para o Planeta Terra que tenhamos muitas árvores para realizarem a fotossíntese (limpeza do ar), fornecerem sombras, abrigo, flores, frutos e uma série de outros serviços (remédio, alimentos...).

 

Cuidar da sua preservação com a consciência de que ela tem um ciclo de vida (germinação, crescimento, floração-frutificação e morte) a ser respeitada é o mínimo que pudemos fazer.

 

Vejam! O plantio de uma árvore, que não é difícil, faz bem, pois, trata-se de uma boa ação e segue um processo:

a) cava-se um quadrado de 30 cm (largura e comprimento), com uma profundidade, também, de 30 cm;

b) Com a terra que se retirou, misturar na proporção de 2/3, Adubo Orgânico, ou, Humos de Minhoca, ambos nutrientes para o pleno desenvolvimento da planta; e

c) Ao final coloca-se um tutor (estaca) com objetivo de evitar-se danos ao vegetal recém plantado e rega.

 

Todos na tarefa de plantar uma árvore, sob o olhar do jardineiro.

 

 

Marco Aurélio Abreu

Diretor de Gestão Ambiental

Eng. Civil e Mestre em Administração