FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

01/04/2011 - Meio Ambiente
Saiba mais sobre o Parque Urbano do Morro da Cruz
A Floram administra o parque criado pelo Prefeito Dário Berger em 2005.

foto/divulgação: Google Maps - Satélite

O Parque Urbano do Morro da Cruz foi criado em 2005 pelo Prefeito Municipal de Florianópolis.

A Lei nº 6893, de 8 de dezembro de 2005, criou o Parque Urbano do Morro da Cruz. Cabe a FLORAM a gestão técnico-administrativa e operacional do Parque, fiscalizando o cumprimento da legislação, podendo aplicar autos de infração e penalidades compatíveis.

 

Segundo o diretor superintendente da Floram, Gerson Basso, "Com a criação do parque, foi possível preservar o patrimônio natural representado pela fauna e flora, de modo que possa ser utilizado como área de interesse ecológico e de pesquisa científica".

 

O Decreto nº 7286, de 28 de julho de 2009, criou o Conselho Consultivo do Parque Urbano do Morro da Cruz. O conselho tem o objetivo de acompanhar a elaboração, a implantação e a revisão do plano de manejo do parque, garantindo seu caráter participativo.

 

O Conselho Consultivo do Parque Urbano do Morro da Cruz é constituído atualmente por 18 conselheiros titulares, sendo 9 representantes de órgãos públicos e 9 representantes de organizações da sociedade civil. O conselho é presidido pelo diretor superintendente da FLORAM, Gerson Basso e como vice-presidente o diretor de fiscalização da Floram, Bruno Palha.

 

Entre os membros da sociedade civil fazem parte do Conselho Consultivo do Parque Urbano do Morro da Cruz um representante da iniciativa privada, um representante de entidades ambientalistas do terceiro setor com atuação comprovada na região, um representante da Reserva Particular do Patrimônio Natural Menino Deus - Hospital de Caridade e seis representantes de entidades comunitárias legalmente constituídas, existentes no entorno da unidade de conservação.