FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

14/04/2011 - Meio Ambiente
Conheça os objetivos da política agrícola
A Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, define os princípios, objetivos, organização e planejamento da política agrícola.

foto/divulgação: Thayse Stein

O diretor superintendente da Floram, Gerson Basso, fala sobre a política agrícola e os cuidados com o meio ambiente.

O estado exerce o planejamento da política agrícola, buscando promover, regular, fiscalizar, controlar, avaliar atividades e suprir necessidades, assegurando o incremento da produção e da produtividade.

 

Um dos objetivos da política agrícola é sistematizar a atuação do estado para que os diversos segmentos da agricultura possam planejar suas ações e investimentos numa perspectiva de médio e longo prazo, reduzindo as incertezas do setor.

 

A política agrícola procura eliminar as distorções que afetam o desempenho das funções econômica e social da agricultura, assim como proteger o meio ambiente, garantir o seu uso racional e estimular a recuperação dos recursos naturais.

 

Segundo o diretor superintendente da Floram, Gerson Basso, a política agrícola deve possibilitar a participação efetiva de todos os segmentos atuantes no setor rural, na definição dos rumos da agricultura brasileira. “É necessário promover e estimular o desenvolvimento da ciência e da tecnologia agrícola pública e privada”.

 

Basso ressaltou ainda que a política agrícola deve prestar apoio institucional ao produtor rural, com prioridade de atendimento ao pequeno produtor e a sua família. “O estado deve assegurar a qualidade dos produtos de origem agropecuária, seus derivados e resíduos de valor econômico.”