FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

29/04/2011 - Meio Ambiente
Veículo ambientalmente correto
Revista Novo Ambiente, edição nº 5, trás matéria tratando dos veículos menos poluentes.

foto/divulgação: tecmundo.com.br

Táxi movido a energia elétrica está sendo utilizado no sul do Brasil.

Esses meios de transporte chegam como uma alternativa sustentável.

O TÁXI

Circulando em nossa região sul, desde 2010, na cidade de Curitiba, no Paraná, o táxi elétrico. Para quem não conhece, os automóveis elétricos são mais silenciosos, menos poluentes e têm custos de manutenção e rodagem mais baixos que os similares a combustão, afirma a reportagem da Revista Novo Ambiente.

 

Com base em pesquisa realizada no Estado do Paraná destaca a matéria, o quilômetro rodado do carro elétrico chega a custar 20% do de um carro a gasolina. O diretor superintendente da Floram, Gerson Basso, esteve visitando a capital paranaense e conheceu o projeto. Conta que a a ideia baterá de frente com as grandes indústrias de combustível. “Não será fácil assistirmos esta criação dar certo país afora, pois tanto a indústria automobilística como a de combustíveis gera muitos impostos ao país e o governo perderá em faturamento, pois vivemos num país com alta carga tributária”.

 

O projeto envolve estudos da Itaipu Binacional, Copel (Companhia Paranaense de Eletricidade) e do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). Ainda não há custos definidos para energia disponível no eletroposto. Porém, conforme dados da revista, a carga cheia custe entre R$ 5 e R$ 8.

 

Fonte pesquisada – Revista Novo Ambiente (Edição 05).