FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

03/05/2011 - Meio Ambiente
Dia do Pau-Brasil
Hoje, dia 3 de maio, é comemorado o dia do Pau-Brasil (Caesalpinia echinata).

foto/divulgação: Ministério da Cultura

A Lei nº 6.607/78 estabelece que 3 (três) de maio é o Dia do Pau-Brasil.

O Pau-brasil é uma planta nativa da Mata Atlântica e se tornou Árvore Nacional em 7 de dezembro de 1978. A Lei nº 6.607/78 determina que a festa seja comemorada anualmente no dia 3 de maio, quando o Ministério da Educação e Cultura (MEC) deve promover a campanha elucidativa sobre a relevância da espécie vegetal na História do Brasil.

 

A árvore é conhecida também pelos nomes de brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado. É também conhecida como pau-ferro por ser mais densa do que a água e não flutuar, o que prejudica o seu transporte no meio fluvial. Seu nome em tupi é ibira pitanga, ou "madeira vermelha".

 

Pela Lei nº 6.607, de 7 de dezembro de 1978, o Ministério da Agricultura deve promover esporadicamente, através de seu órgão especializado, a implantação, em todo o território nacional, de viveiros de mudas de Pau-Brasil, visando à sua conservação e distribuição para finalidades cívicas.

 

O Pau-Brasil pode alcançar entre 10 e 15 metros de altura e possui tronco reto, com casca cor cinza-escuro. As folhas possuem a coloração verde médio, brilhantes. As flores possuem 4 pétalas amarelas e uma menor vermelha, muito aromáticas. Os frutos são vagens cobertas por longos e afiados espinhos e contém de 1 a 5 sementes, de cor marrom.