FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

05/05/2011 - Meio Ambiente
Washingtonias próximas ao túnel ganham iluminação
A Floram finalizou o projeto paisagístico iluminando o local.

foto/divulgação: Thayse Stein

Washingtonias, plantadas próximas à entrada do túnel (no sentido centro-expressa sul) ganham iluminação.

Nesta semana, as 17 (dezessete) washingtonias que formam o "F" de Florianópolis, plantadas no gramado da entrada do túnel Antonieta de Barros (sentido centro da cidade - via expressa sul), receberam iluminação individual, última etapa do projeto paisagístico realizado pela Floram.

 

O mesmo formato de "F" feito com washingtonias, foi implantado na frente do CIC, no gramado do elevado Vilson Kleinübing, durante a revitalização paisagística feita ao longo da Avenida Beira Mar Norte, pela Fundação Municipal do Meio Ambiente.

 

A planta se desenvolve em ambientes de pleno sol, clima tropical e subtropical e não exige muito do solo. O diretor superintendente da Floram, Gerson Basso, afirma que "com a iluminação concluída, nossa cidade ganhou mais um espaço para admirar, podendo prestigiar a natureza".

 

A washingtonia pode chegar a 15m de altura e atingir 2,5m de diâmetro. Sua floração ocorre na primavera e no verão. Seu tronco é espesso, revestido por bases remanescentes das folhas caídas, formando um cruzado que vai desaparecendo com a idade. Esta espécie é comum no sul do Brasil.


galeria de imagens