FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

25/05/2011 - Meio Ambiente
Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras
Nesta semana, foi comemorada a data para a conscientização sobre a situação da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica.

foto/divulgação: Thayse Stein

O Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras relembra o compromisso de cada indivíduo com o meio ambiente.

A maior parte das bacias hidrográficas brasileiras está em área de Mata Atlântica, que também abriga diversas espécies de árvores e a maior biodiversidade do planeta.

 

Estima-se que mais de dez mil espécies de árvores estão presentes na Mata Atlântica, como o pinheiro-do-paraná, o cedro, as figueiras e o pau-brasil, que são típicas da floresta. Assim como a riqueza vegetal, a diversidade da fauna é uma das características da Mata Atlântica.

 

A Mata Atlântica vem sendo progressivamente devastada e hoje se resume a menos de 8% de sua área original. A Mata Atlântica, ocupava cerca de 15% do território brasileiro, estando distribuída em uma área superior a 1 milhão km². A mata se estendia do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, ao longo de 17 estados.           

 

Hoje, seus remanescentes correspondem a menos de 8% desse total e ela é considerada uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. De acordo com o Atlas da Evolução dos Remanescentes Florestais produzido pela ONG SOS Mata Atlântica em convênio com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), publicado em 1998, somente nesse período de cinco anos a floresta sofreu um desmatamento de 500 mil hectares.

 

A exuberância biológica da Mata Atlântica, mesmo reduzida em mais de 90%, convive com as maiores cidades do país. As estatísticas indicam que mais de 70% da população brasileira vivem na região da floresta. E além de abrigar a maioria das metrópoles brasileiras, a área original da Mata Atlântica sedia os grandes pólos industriais, petroleiros e portuários do Brasil, respondendo por 80% do PIB nacional.

 

Fontes: Instituto Aqualung, MMA, SOS Mata Atlântica, GTA, WWF, Greenpeace e Inpe.