FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

27/05/2011 - Meio Ambiente
Dia da Mata Atlântica
Hoje, dia 27 de setembro, é comemorada a data para movimentar e conscientizar as pessoas em prol do meio ambiente.

foto/divulgação: Thayse Stein

A Mata Atlântica é um dos oito biomas brasileiros e é patrimônio nacional.

A data é celebrada desde 1999, e busca a reflexão sobre a preservação da Mata Atlântica, especialmente para aqueles que moram em regiões em que o bioma está presente. A Mata Atlântica é considerada Reserva da Biosfera, pela UNESCO, pelo programa Homem e a Biosfera (MAB).

 

A Mata Atlântica possui mais de 15 mil espécies de plantas, representando 5% da flora mundial.  Na Mata Atlântica, já chegaram a ser registradas 443 espécies por hectare em Santa Tereza (ES) e 454 no Parque Estadual da Serra do Conduru (BA).

 

O bioma abriga mais de 2 mil espécies, sendo 848 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 de peixes. Porém, a Mata Atlântica tem hoje menos de 9% de sua área protegida, e menos de 2,3% são de unidades de conservação de proteção integral.

 

O que já foi a segunda maior floresta tropical do mundo, ocupando porções da Argentina, do Paraguai e do Brasil, está hoje extremamente reduzida, com menos de 30% de sua vegetação original.

 

Curiosidades

Foi no ano de 1560 que, sensibilizado com a extraordinária biodiversidade da Mata Atlântica, o Padre José Anchieta escreveu a Carta de São Vicente, primeiro registro histórico sobre o bioma. Na Carta, endereçada ao Padre Geral de São Vicente, o Padre Anchieta descreveu a fauna, a flora e os moradores das “florestas tropicais”, como chamou a Mata Atlântica na época. A Carta foi assinada no dia 27 de maio deu origem ao Dia Nacional da Mata Atlântica.

 

Fontes: WWF Brasil, SOS Mata Atlântica, CERBMA, CEA.