FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

31/05/2011 - Meio Ambiente
Técnica ambiental fala de cuidados com a restinga e tratamento de esgoto
Floram leva estudantes a Praia de Canasvieiras para observarem a restinga e aprenderem sobre o caminho adequado do esgoto.

foto/divulgação: Thayse Stein

Alunos visitam a Praia de Canasvieiras e aprendem sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Os alunos do 5º ano da Escola Básica Municipal Osmar Cunha fizeram uma saída a campo para observar o caminho do esgoto e da água pluvial que passa pelos bueiros.

 

 As crianças aprenderam a importância dos bueiros na cidade e a diferença entre o esgoto tratado adequadamente chegar no mar e o esgoto que é despejado no mar sem tratamento.

 

No caminho até a praia, era possível notar que alguns bueiros tinham água, mesmo sem ter ocorrido chuva nos últimos dias, o que significa que moradores conectam suas redes de esgoto diretamente na rede pluvial para não pagar taxas, pondo em risco toda a comunidade.

 

Na Praia de Canasvieiras, Talita Góes, técnica em meio ambiente, explicou aos alunos a importância e as características da restinga. “A legislação ambiental diz que a partir da maré mais alta deve-se preservar  300m desta faixa de vegetação que é Área de Preservação Permanente. Quando isso não é respeitado, o problema ambiental se torna também um risco para as pessoas, como no caso da Armação”.

 

A auxiliar de atividades de ensino em ciências, Cristine Silveira confessou que a Escola do Mar é uma fonte de ensino para as crianças na idade escolar. "Nossos alunos só tem a ganhar tendo uma visão in loco sobre o ecossistema marítimo e meio ambiente em geral”.


galeria de imagens