FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

16/06/2011 - Meio Ambiente
Idosos recebem palestra sobre sensibilização ambiental
Grupo da terceira idade aprende sobre revisar e desmitificar os conceitos antigos sobre meio ambiente e conhece a história do Parque Ecológico

foto/divulgação: Thayse Stein

Sayonara Amaral falou sobre história e meio ambiente em uma conversa descontraída com o Grupo de Idosos do Horto Florestal

O Grupo de Idosos do Horto Florestal dando continuidade aos encontros realizados no meio da semana dentro do Parque Ecológico do Córrego Grande promoveu na última quarta-feira palestra sobre o tema 'sensibilização ambiental'.

 

Sayonara Amaral, Chefe do Departamento de Educação Ambiental da Floram, falou sobre a história do Parque Municipal Professor David Ferreira Lima, aberto em 2000 e administrado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente.

 

Segundo Sayonara, antigamente a propriedade era um sítio onde se criava gado leiteiro. “Em 1967 a atividade citada foi extinta no local, passando para um um terreno em Itajaí. Tudo aconteceu em razão que o governo federal, buscava na época um espaço para realizar reflorestamento".  A bióloga conta que foram plantados pinheiros e eucaliptos, pois na época era comum o plantio de exóticas e o local ficou conhecido como Horto Florestal”.

 

O pinheiro possui uma resina que polui o lençol freático e causa um desequilíbrio enorme, pois não permite que nenhuma outra planta cresça próximo a ele e afasta os animais, por não possui um fruto atrativo. Em 1994, o Ibama (que coordenava as atividades no local) abriu o parque para visitação.

 

Neste mesmo ano, o parque foi interditado por um acidente que ocorreu, quando uma árvore de quase 60 (sessenta) metros despencou com a força do vento e matou duas pessoas. Sayonara Amaral disse que “Há 10 anos foi realizado o corte de todos os pinheiros e eucaliptos e mesmo hoje, quando há ventania, temos que retirar todas as pessoas do parque, por motivos de segurança”.

 

Sayonara falou também sobre a coleta de óleo que é realizada no parque. “Há um posto de coleta na entrada, todos podem depositar o óleo usado no local. O material é reaproveitado nas oficinas de sabão e o excedente é doado para uma empresa que produz biodiesel”.


galeria de imagens