FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

22/06/2011 - Meio Ambiente
Floram leva Educação Ambiental para todas modalidades de ensino
Atividades acontecem o ano inteiro em diversos pontos da Grande Florianópolis.

foto/divulgação: Thayse Stein

Departamento de Educação Ambiental da Floram faz um trabalho de extrema importância na educação de crianças, jovens e adultos. 

O superintendente da Floram Gerson Basso fez um balanço na tarde desta quarta-feira, 22, das ações da Floram em Florianópolis e chegou a conclusão que o trabalho de educação ambiental é o mais reconhecido pelo munícipe.

 

“Nosso programa de educação ambiental é integrado e acaba atingindo todos os níveis e modalidades de ensino em razão que crianças e adolescentes levam o aprendizado para os adultos”, explica Basso.

 

Confessa que outras ações da Floram  em conjunto com as atividades da Fatma e Ibama para a conservação da biodiversidade, da responsabilidade com o zoneamento ambiental, licenciamento e revisão de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras, de gerenciamento de resíduos, de gerenciamento costeiro, de gestão de recursos hídricos, de ordenamento de recursos pesqueiros, de manejo sustentável de recursos ambientais, de ecoturismo e melhoria de qualidade ambiental, são políticas públicas exigidas em lei e que o cidadão só tem conhecimento quando em eventuais problemas enfrentados.

 

Outro ponto levantado pelo superintendente é a questão da capacitação dos funcionários. “Desde que entrei na Floram em 2009 autorizei a liberação de recursos para que alguns de nossos profissionais realizassem cursos com os maiores conhecedores da Política de Meio Ambiente  do país. Hoje são mais respeitados quando em discussão pertinente com representantes de empresas, entidades de classe,instituições públicas e privadas”.  

 

O superintendente coloca que cabe ao Poder Público estabelecer mecanismos de incentivo à aplicação de recursos privados em projetos de Educação Ambiental. “Está na legislação, Decreto Nº 4.281, de 25 de junho de 2002 - que o órgão Gestor estimulará os Fundos de Meio Ambiente e de Educação, nos níveis Federal, Estadual e Municipal”.