FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

04/07/2011 - Meio Ambiente
Entenda a competência e composição do CONAMA
O Conselho Nacional do Meio Ambiente pode solicitar informações indispensáveis sobre as consequências de atividades poluidoras.

foto/divulgação:

Superintendente Gerson Basso explica que o Conselho Nacional de Meio Ambiente auxilia quando impõe critérios e normas.

O CONAMA é formado por representantes dos Governos dos Estados, indicados de acordo com o estabelecido em regulamento, podendo ser adotado um critério de delegação por regiões, com indicação alternativa do representante comum, garantida sempre a participação de um representante dos Estados em cujo território haja área crítica de poluição, assim considerada por decreto federal.

 

O diretor superintendente da Floram Gerson Basso, lembra que fazem parte do órgão “os Presidentes das Confederações Nacionais da Indústria, da Agricultura e do Comércio, bem como das Confederações Nacionais dos Trabalhadores na Indústria, na Agricultura e no Comércio; Presidentes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza; dois representantes de Associações legalmente constituídas para a defesa dos recursos naturais e de combate à poluição, a serem nomeados pelo Presidente da República”.

 

 

Entre as competências do CONAMA está a de estabelecer, mediante proposta da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pela secretaria acima citada. Ainda, determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem como a entidades privadas, as informações indispensáveis ao exame da matéria.

 

O superintendente lembra que o órgão “pode decidir, como última instância administrativa em grau de recurso, mediante depósito prévio, sobre as multas e outras penalidades impostas pela SEMA. Também determinar, mediante representação da SEMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, em caráter geral ou condicional, e a perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito”.

 

E mais, segundo a Lei 6.938 o CONAMA tem como competência estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes impor normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.