FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

08/08/2011 - Meio Ambiente
Passarela Modular Ambiental implantada na Capital
Criadas para o cruzamento de pedestres em áreas de preservação de ecossistemas frágeis, como dunas, mangues, restinga e áreas alagadas.

foto/divulgação:

O acesso a pé até a praia e o contato direto com o ambiente, prejudicam a vegetação.  

Passarelas Ecológicas são comumente construídas com o objetivo de evitar a passagem do homem sobre as áreas de preservação permanente, garantindo assim a preservação da vegetação das dunas e restingas. Fora isso visa garantir a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com deficiência física. 

 

De acordo com o Superintendente Gerson Basso as passarelas ecológicas são construções muito comuns presentes em Jurerê Internacional, Ingleses, Ponta das Canas, Campeche, Morro das Pedras, Itacorubi, Santa Mônica e Trindade. "Ao final da Avenida Beira Mar Morte encontra-se a Passarela das Garças, situada na área de manguezal". 

 

 

Facilitando tanto o acesso e o conforto dos cidadãos, quanto o cuidado das características naturais do local, possibilita também o lazer, e serve como instrumento de educação ambiental. O diretor de fiscalização da Floram, Bruno Palha, salienta  que as passarelas são de uso público, e dão exemplo de como estes equipamentos projetados de forma ecológica são importantes para a preservação do ambiente. "Sem estas a degradação causada por transeuntes seria muito maior".

 

 

As estruturas são construídas com madeira de Eucalipto, extraída de áreas de replantação, e em forma roliça, algumas passando por áreas particulares, abrangendo espaços ecológicos e praias. Toda projeto de implantação de passarela ecológica deve ser analisado por técnicos da Floram. 


galeria de imagens