FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

11/08/2011 - Meio Ambiente
Pitanga, o fruto popular
A palavra “pitanga” vem do tupi-guarani, que significa toda cor esmaecida pelo branco, ou seja, toda pigmentação do branco com outras cores.

foto/divulgação:

A famosa árvore pitangueira de nome científico Eugenia uniflora, é a mais conhecida nativa.

 A pitanga, fruto da pitangueira, tem a cor vermelha quando está maduro, de formato arredondado e achatado nas extremidades, com gomos.

 

O período de floração desta árvore frutífera é de outubro a janeiro e, possui, em média, um tronco de 30 cm a 50 cm de diâmetro, e 5 a 12 metros de altura; de tronco e galhos sinuosos. Planta de crescimento lento, porem com frutificação precoce.

 

Os passarinhos são atraídos pelo fruto por possuir polpa suculenta e adocicada. Apresentando também uma boa quantidade de vitaminas e sais minerais.

 

Segundo o biólogo da Floram, Francisco Antônio “A pitangueira é árvore típica das restingas litorâneas muito comuns nas dunas e planícies atrativas da Ilha.” Por ser de origem Brasileira, da região de Mata Atlântica, esta árvore adapta-se facilmente ao solo nativo.

 

A arquiteta da Floram, Marisa Fonseca, explica “Além de usada como árvore ornamental em áreas urbanas de cidades brasileiras, o cultivo da pitangueira tem sido usado na Ilha para recuperação de áreas degradadas, em substituição a espécies exótica invasora, não nativa.”