FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

24/08/2011 - Meio Ambiente
A importância do plantio versus o Efeito Estufa
O chamado Efeito Estufa, que gera o aquecimento global é causado por envio de gases poluentes na atmosfera.

foto/divulgação:

Plantio é uma das melhores formas de combater o Efeito Estufa.

Qualquer gás emitido é causador do efeito estufa e os principais são os gases derivados da queima de combustíveis fósseis como a gasolina e o diesel, e outros procedimentos industriais, que levam ao acumulo de gases suscetíveis a causar o Efeito Estufa, assim como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs. Os desmatamentos e as queimadas de matas também colaboram para este processo.

 

As florestas possuem funções ecológicas importantes que acabam por intervir positivamente nas mudanças climáticas, ou negativas no caso da falta delas. Além de recuperar as áreas de mata degradas o plantio atua neutralizando as emissões de gases poluentes.

 

Segundo o Diretor de Gestão Ambiental, Marco Aurélio Abreu, “qualquer plantio é salutar para uma cidade, não a deixando petrificar”. Na Capital a escolha das espécies que são plantadas para acelerar o processo de regeneração natural nas áreas agredidas são as espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica.

 

O Biólogo da Floram, Luiz Valmir Pazini Figueiredo, lembra que, “apesar da escolha por espécies de Mata Atlântica, qualquer árvore nativa ou exótica realiza o processo de fotossíntese, sequestrando o CO² (Dióxido de Carbono) e disponibilizando no ambiente o oxigênio fundamental para a manutenção da vida do planeta (Fauna e Flora)”.