FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

12/09/2011 - Meio Ambiente
A reciclagem e os benefícios
Contribue para os 3R: Reduza, reutilize e recicle

foto/divulgação:

Reciclar contribui para o desenvolvimento sustentável do município

Um dos maiores causadores da degradação ambiental é o lixo. Principalmente, aqueles em que os organismos responsáveis pela decomposição não podem decompor, como por exemplo, plásticos, papéis e vidros. A grande quantidade de lixo produzida pela população é depositada em aterros sanitários. Sendo que cada pessoa produz aproximadamente 5kg de lixo por dia, estes depósitos têm que estar mudando de local dentro de alguns anos para abrigar mais resíduos.

 

A fermentação produzida nos aterros, forma dois produtos: o chorume, e o gás metano. Ambos são prejudiciais ao meio ambiente. O chorume é uma substância líquida, possui um odor forte e desagradável, e quando não tratado, ao entrar em contato com rios e lençóis freáticos, contamina recursos hídricos, prejudicando os peixes e caso a água seja usada na irrigação agrícola, afeta a produção de alimentos. Já o gás metano não possui cheiro nem cor, mas é um dos contribuintes do efeito estufa, colaborando desta forma para o aquecimento global. Muitos materiais que podem ser reciclados e contribuir de maneira mais sustentável estão ocupando espaços nos aterros.

 

O procedimento da reciclagem é benéfico para Terra e consequentemente para a população também. Quando separa-se o lixo reciclável do lixo comum, facilita o reaproveitamento destes materiais pelas indústrias.

 

Dentro dos vários benefícios da reciclagem, destaca-se:

 

  • Melhora a qualidade da água, solo e ar.
  • Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
  • Diminui e previne o impacto ambiental causado pelos produtos não degradáveis.
  • Gera renda pela comercialização dos recicláveis.

 

Você também pode começar a reciclar. Os produtos recicláveis e alguns exemplos seguem abaixo.

 

- Vidro: potes de alimento, garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

- Plástico: copos de plástico, garrafas PET, embalagens e sacolas de supermercado.

 

Quem já recicla, sabe que está contribuindo para a melhora do Planeta e para o desenvolvimento sustentável.

 

Alguns hábitos, como evitar o alto consumo de sacolas plásticas, é outra forma de contribuir com o meio ambiente. Desta forma você estará contribuindo com os 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

 

Estará reduzindo o desperdício, reutilizando o que for possível antes de levá-lo ao lixo, e reciclando, separando para reciclagem.

 

Conforme a Gerente da Divisão de Coleta Seletiva, Sra. Maria Cristina, a COMCAP faz a coleta seletiva em todo município, exceto em ruas sem saída, na Tapera e no alto do maciço do Morro da Cruz.

 

Pode-se consultar os horários da coleta seletiva no site da COMCAP: http://189.90.55.34/ruas/busca_ruas2.php