FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

22/09/2011 - Meio Ambiente
Replantio das Palmeiras Imperiais na Beira Mar Norte
As três palmáceas substituíram as com morte aparente

foto/divulgação:

Superintendente e Arquiteta no local do replantio

Hoje pela manhã e início da tarde foram replantadas três mudas de Palmeiras Imperiais na Avenida Beira Mar Norte, próximo à Praça Prof. Seixas Neto.

 

O trabalho iniciou-se pela manhã com a escavação de 1 metro de profundidade e 1 metro de diâmetro para abrigar a palmácea. Há um mês, as condições de morte de três palmeiras plantadas no início do ano, foram acompanhadas pela Arquiteta e Paisagista, Marisa Fonseca.

 

As mudas vieram de Biguaçu e como o transporte delas foi difícil devido ao comprimento, estas só chegaram no início da tarde. Após chegarem na Avenida, foram transportadas para outro caminhão para que pudessem circular até o local exato do plantio. Para que as folhas não sequem, estas foram envolvidas em uma proteção para diminuição da evaporação, mantendo mais a umidade e também para se proteger do vento. (Conforme pode ser visto na galeria de imagens abaixo)

 

“As palmeiras demorarão seis meses para criarem raízes, e fixarem na terra. Os cuidados incluem rega diária de 200 litros para cada uma delas durante um mês, poda e acompanhamento das suas condições”, explica a Arquiteta.

 

O Superintendente Gerson Bassos comenta que em comparação ao que era previsto, a morte de apenas três palmeiras está ótimo, já que era esperado 30% de perda. “Elas foram plantadas sobre pedras, foi preciso preparar o berço com adubo para abrigá-las. É um plantio arriscado, mas felizmente deu certo” - comemora.

 

As pessoas que passavam pelo local reconheceram o replantio, já que a um mês acompanharam a retirada das palmáceas mortas antes que estas oferecessem perigo e pudessem cair. Como só houve morte destas três, no momento não há mais replantios.

 

Ainda sem data definida, a segunda etapa terá o adensamento de frutíferas e o plantio de Cassia leptophila, palmácea nativa e litorânea, também na Beira Mar Norte, na frente da Praça Celso Ramos.


galeria de imagens