FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

03/10/2011 - Meio Ambiente
Nesta segunda-feira (03), comemora-se o Dia Mundial do Habitat
O brilho das luzes dos centros urbanos atraem as pessoas. O aumento desta demanda demográfica também trazem consequências para a fauna e flora

foto/divulgação:

O Dia Mundial do Habitat comemora-se na primeira segunda-feira de outubro

O Dia Mundial do Habitat é celebrado anualmente na primeira segunda-feira do mês de outubro. Comemorado pela primeira vez em 1986, a data foi designada pela ONU para reflexão da responsabilidade coletiva para o futuro do habitat humano.

 

O comunicado dado nesta segunda-feira pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) refletia sobre proteção das árvores e florestas em prol da melhoria do meio ambiente que está cada dia mais urbanizado.

 

Segundo a Organização, até 2030, 59% da população habitará em zonas urbanas. Alguns países já sofrem com este desenvolvimento da urbanização, que não tem infra-estrutura para atender a procura. Pretende-se manter um desafio para que se promova a melhor planificação urbana, um dos desafios do século XXI.

 

Este ano, a FAO pediu para que se dê maior atenção à gestão e proteção de florestas urbanas.  Estas formações arbóreas são responsáveis pelo habitat de aves e pequenos animais no meio da urbanização. Também ajudam na redução do dióxido de carbono emitido pelos centros urbanos, reduzem a temperatura local e na absorvem a poluição sonora.

 

Neste ano, na província de Ondjiva (Angola), sob o tema “Cidades e Mudanças Climáticas”, irá realizar-se um evento para abordar os problemas da região da província de Cunene.