FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

25/10/2011 - Meio Ambiente
C.E Lugar de Criança visita o CTReS
Nove crianças visitaram o Centro, acompanhados pelo DEPEA

foto/divulgação:

A Educadora explica sobre a compostagem

A tarde desta terça-feira (25) foi diferente para os alunos do Pré do Centro Educacional Lugar de Criança. Eles passaram a tarde no CTReS (Centro de Transferência de Resíduos Sólidos), localizado no bairro Itacorubi. Os resíduos sólidos são recolhidos na cidade e levados ao Centro para o gerenciamento do lixo, levado ao aterro sanitário ou indústria de reciclagem.

 

Nove crianças aprenderam sobre a separação de lixo com a Educadora Ambiental Talita Góes. Explicou ela que o lixo orgânico, ao ser separado do reciclável, pode ser usado como adubo através da compostagem. Com linguagem voltada para as crianças, a educadora disse que a compostagem funciona como um saunduíche, onde o pão são as folhas secas e serragem, e o recheio é o resto de comida como as cascas de frutas e verduras. O processo é feito através das bactérias, centopéias e minhocas que deixam os resíduos em pequenos pedacinhos, gerando o adubo. Talita ainda falou sobre a utilização do adubo para a terra, onde as crianças identificaram para utilização das hortas residenciais.

 

O canteiro das trilhas são feitos de pneu, assunto inserido também na educação para reutilização dos materiais. Os 3R foram explicados, mostrando que o pneu pode ser reciclado com a fabricação de asfalto e sola de sapato, assim como reutilizado para canteiros e balanços.

 

O motivo da visita foi o trabalho de reciclagem feito pela turma da Professora Fernanda da Silva. A escola costuma fazer estas visitas realizadas pelo DEPEA.

 

O Mangue do Itacorubi foi abordado na Trilha do Mangue, para a proteção dos mangues, e consequente proteção dos animais que ali vivem. Explicou a Educadora que a contaminação do mangue irá prejudicar os animais, e também nós, os consumidores.


galeria de imagens