FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

06/02/2012 - Meio Ambiente
Restingas, as formações litorâneas
Estas formações florísticas são consideradas Área de Preservação Permanente

foto/divulgação:

Floresta baixa de restinga

As restingas são formações litorâneas, geralmente alongadas e paralelas à linha de costa, resultantes da deposição de sedimentos marinhos em ambientes protegidos por ilhas ou pontais rochosos.

 

Frequentemente o seu processo de formação origina lagoas e lagunas, constituindo condições físicas bastante diversas em uma mesmo meio. Situadas entre o ambiente marinho e continental, as restingas possuem estrutura muito complexa e grande diversidade biológica. Sua fauna e flora são compostas por espécies encontradas em diferentes ecossistemas que, em seu conjunto, constituem associações típicas de grande expressão ecológica. A origem da Ilha de Santa Catarina está intimamente ligada à formação de restingas, que uniram o antigo grupo de ilhas que hoje são seus morros. Este processo formou também várias lagunas, entre as quais destacamos a Lagoa da Conceição, a Lagoa do Peri e a Lagoinha do Leste. As lagoinhas Pequena e da Chica, na praia do Campeche, também são típicas formações lacustres de restingas.

 

Alerta o Superintendente Gerson Basso que as restingas são amparadas pelo Código Florestal, Lei Federal 4.771/65 e pela Resolução nº 4 de 85 do CONAMA.