FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

10/02/2012 - Meio Ambiente
FLORAM e CEF assinam Termo de Compromisso de Responsabilidade e Ajuste de Conduta
A compensação de 200 mudas será para retirada de um exemplar arbóreo

foto/divulgação:

Detalhe das folhas do Ficus Benjamina

A Caixa Econômica Federal e a FLORAM assinaram ontem (09) o Termo de Compromisso de Responsabilidade e Ajuste de Conduta. A Fundação autorizou o requerente a realizar a retirada de um exemplar de Ficus benjamina, para a construção de uma agência bancária.

 

Como compensação ambiental, a CEF terá que doar cinco mudas de Senna macranthera (manduirana), cinco mudas de Cassia leptophylla (falso barbatimão), quatro mudas de Tabebuia chrysotricha (ipê amarelo), quatro mudas de Tabebuia heptaphylla (ipê rosa), quatro mudas de Tabebuia avellanaede (ipê roxo), quatro mudas de Tibouchina granulosa (quaresmeira) e quatro mudas de Tibouchina mutabillis (manacá da serra). Estas mudas terão que estar dentro dos parâmetros exigidos pela Fundação. Além destas, a doação de 170 mudas de Hibiscus rosa sinensis (hibisco), de cores variadas.

 

Estas mudas serão utilizadas no projeto paisagístico da Creche Municipal Julia Maria Rodrigues no Jardim Atlântico, e em áreas verdes públicas.

 

Esta compensação é feita através de avaliação do exemplar arbóreo. “O exemplar possui um alto valor paisagístico na Conselheiro Mafra. Ela é grande”, explica a Arquiteta e Urbanista, Marisa Fonseca.

 

Um pouco sobre o Ficus

 

O Ficus benjamina é uma espécie de flora exótica, da família Moraceae, originária da Ásia. Em condições naturais, a árvore pode chegar a 30 metros de altura. Suas raízes são agressivas e superficiais, podendo rachar vasos e pavimentos.