FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

21/12/2012 - Meio Ambiente
Divulgado o Relatório de Gestão da Fundação Municipal de Meio Ambiente deste ano.

foto/divulgação: Samantha B.

O Diretor de Gestão Ambiental Marco Aurélio Abreu é o responsável pela confecção dos relatórios, cujo os dados foram fornecidos pelas áreas afins

A FLORAM cumpre a contento suas metas de 2012 ressaltando as limitações e possibilidades. Destacamos no relatório a Rio+20 ocorrida em junho de 2012 no Rio de Janeiro na qual explicitava e promovia os caminhos da humanidade para o desenvolvimento sustentável.

 

A FLORAM hoje conta com 176 servidores. Há uma homenagem póstuma ao geógrafo e fiscal da Fundação Haroldo Nunes da Silva, que exercia com energia suas funções na DIGAM/DEPAP.

 

No âmbito da Educação Ambiental, os 12 projetos foram cumpridos a contento, inclusive ultrapassando os 100% das metas.

 

No Departamento de Praças e Arborização Pública, as metas também foram cumpridas com sucesso. Houve adoções de áreas verdes e inauguração de bosque de frutíferas. A cidade ficou mais verde e menos poluída com as parcerias realizadas.

 

No Departamento de Fiscalização Ambiental, as metas foram igualmente cumpridas com demolições e apreensão de equipamentos de construção civil. A poluição sonora emitiu 46 certidões de tratamento acústico e autorizou 403 fontes sonoras.

 

O Departamento de Unidades e Conservação cumpriu suas metas, destacando os recursos de compensação ambiental na Lagoa do Peri. O Parque Ecológico do Córrego Grande continua com a parceria feita com a justiça (estadual e federal) com 38 apenados cumprindo medidas sócioeducativas.

 

A Diretoria de Licenciamento Ambiental cumpriu sua meta quanto ao concurso público, com resultado homologado, porém aguardando o chamamento do pessoal para contratação e posterior capacitação. Ao longo do período emitiu 112 autorizações de licenciamento. Foi assinado 29 termos de responsabilidade e ajuste de conduta propiciando o plantio de 370 árvores (acima de 2m).

 

O Departamento de Estudos e Projetos fez vários acompanhamentos de compensação ambiental e realizou vários projetos de paisagismo, destacando neste período, o da Beira Mar Continental. Fiscalizou também o plantio junto a empresa EMBRASIL que até o presente momento plantou 954 árvores acima de 2m na cidade.

 

A Assessoria Jurídica fez o seu papel nos processos administrativos e judiciais (contestações, contrarrazões, mandato de segurança, petições...). Hoje conta com 465 processos judiciais e 271 processos administrativos, totalizando 736 processos no setor.

 

As Assessorias Técnica e de Comunicação viabilizaram o contato entre o público e a superintendência/diretorias. Ambas são da maior importância para que uma gestão se sobressaia.

 

A Gerência Financeira cumpre o objetivo de manter a manutenção das sedes, bem como do patrimônio e atividade desta Fundação. No período as receitas e despesas se igualam.

 

Ressalta-se que o desempenho da FLORAM em 2012 teve consistência na tríade: a reciprocidade das comunidades em que a FLORAM se integra, os sucessivos esforços pela diretoria e ao “spirit de corps” dos servidores e da firma orientação do Prefeito em ver uma Florianópolis cada vez melhor com mais verdes e menos poluição.

 

 

Finalizando, o Diretor de Gestão Ambiental Marco Aurélio Abreu disse estar orgulhoso em fechar o balanço de 2012 com indicadores de gestão 2005 a 2012.

 

Download do Relatório de Gestão

O Relatório pode ser visualizado na página de relatórios em Gestão e Transparência no menu ao lado esquerdo.