FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

11/05/2018 - Meio Ambiente
Beira-mar Continental ganha arborização e arte pública

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Beira-mar Continental

Para tornar a Beira-Mar Continental ainda mais bonita, a Prefeitura de Florianópolis vai iniciar o plantio de 70 árvores nativas e assim criar a Alameda dos Ipês, um projeto de arborização urbana que complementará a requalificação do espaço que receberá a obra ‘Conexão’, da artista plástica Nani Eskelsen.

Com o objetivo de conectar pessoas e espaços, natureza e arte, unindo as ruas Santos Saraiva e Heitor Blum, na Beira Mar Continental, 16 ipês roxos serão plantados ao longo da faixa que ligará a obra de arte ao bosque urbano - onde estão sendo assentadas mudas de árvores frutíferas como araçazeiros, pitangueiras e jabuticabeiras. Além disso, outras espécies nativas foram plantadas ao longo da área de estacionamento. “O programa árvores nativas tem o objetivo de qualificar também a própria arborização urbana usando espécies nativas de Florianópolis, tanto nesse projeto da Alameda dos Ipês como em outros que estão sendo realizados na cidade”, destaca Carolina Amorim, engenheira agrônoma da Floram.

O projeto está sendo implementado por meio da lei de incentivo à arte pública com parceria da iniciativa privada e prevê além da instalação da obra de arte, a implantação de bancos e lixeiras bem como a requalificação dos passeios já dentro da nova normativa da Prefeitura de Florianópolis, o programa Calçada Certa, lançado em março. “Uma das intenções desse trabalho é oportunizar a arte pública nas ruas, valorizando não só o local onde as intervenções são feitas, mas todo o seu entorno, criando e privilegiando espaços de convivência” explica Jeanine Tavares, arquiteta e urbanista do IPUF.

A conclusão da obra para a instalação da Alameda dos Ipês, o Bosque e peça da artista plástica Nani Eskelsen está prevista para junho na Avenida Claudio Alvin Barbosa, entre as ruas Santos Saraiva e Heitor Blum na Beira Mar Continental. A ação é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMDU) via Rede de Espaços Públicos e  Árvores Nativas de Floripa.


galeria de imagens