FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

21/09/2016 - Meio Ambiente
Floram doa mudas pelo Dia da Árvore
Exemplares de pitanga serão entregues nesta quinta-feira na praça XV de Novembro

foto/divulgação: Divulgação Floram

A pitanga tem longa durabilidade natural.

Um dia depois da data dedicada a homenagear as árvores, a Diretoria de Gestão Ambiental da Floram promove nesta quinta-feira (22) entrega de mudas de pitangueiras a moradores da Capital, como forma de lembrar o 21 de setembro. Membros da Guarda Municipal de Florianópolis terão a tarefa de distribuí-las a partir das primeiras horas da manha na praça XV de Novembro, no Centro.

 

“Escolhemos mudas de pitangueiras pelo fato de que atraem pássaros depois de adultas. De acordo com estudos publicados em livros, ela é uma planta muito frequente em solos úmidos de regiões acima de 700 metros de altitude. Sua incidência é maior nos planaltos do Sul do país, onde pode chegar a representar a espécie dominante dos estranhos interiores”, observou a engenheira-agrônoma Carolina Custódio Amorim, que ocupa o cargo de Diretora de Gestão Ambiental.

 

A diretora lembrou que a espécime é conhecida por vários nomes populares, entre eles pitanga, pitangueira, pitangueira-vermelha, pitanga-roxa, pitanga-branca, pitanga-rósea e pitanga-do-mato.  “Colher os frutos diretamente da árvore, quando iniciarem a queda espontânea, é o ideal para o cultivo da semeadura”, orienta.

 

No que se refere a produção de mudas, o certo é colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso.