FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

31/05/2010 - Meio Ambiente
Floram realiza plantio de 300 mudas de azaléia na Ivo Silveira
A manutenção deverá ser realizada pelo Departamento de Praças e Arborização Pública.

foto/divulgação: Jorege Pires

Azaléias são comumente plantadas nas estações outono e inverno

 

A Fundação Municipal de Meio Ambiente realizou o plantio de 300 (trezentas) mudas de Azaléia comum (Rhododendron x simsii) no canteiro central da Avenida Ivo Silveira, a partir de sua confluência com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro de Capoeiras, observando o espaçamento entre as mudas de 1,0 metro.

 

 

 

Descrição:

 

É um arbusto lenhoso de fácil cultivo, ideal para as regiões temperadas do Brasil, com temperaturas mais baixas durante o inverno.

 

Tem a forma arredondada e pode crescer até 2,0 metros de altura, mas seu crescimento é lento. Pode formar grandes maciços, podendo ser usado para cerca viva.As folhas são pequenas e de textura áspera.

 

As flores são de formato tubular na ponta dos ramos nas cores branca, várias semitons de rosa, magenta e púrpura. Em algumas regiões a floração é tão grande que as folhas ficam escondidas no meio das flores, tornando-se um espetáculo. Floresce na do meio do inverno até a primavera.

 

São encontradas variedades anãs que produzem flores durante o ano todo e tem altura até 0,80 m. Ideais para jardineiras e acabamento de canteiros de arbustos altos e verdes.

 

Encontramos diversas espécies e cultivares, mas oRhododendron simsii Planch. é a azaleia mais popular em cultivo no país. A azaleia de buquê é pouco cultivada ainda aqui no país, encontramos apenas a de flores rosa claro, que necessitam de pouco frio para florescimento.

 

Em outros países como Estados Unidos e Inglaterra o cultivo destas espécies e híbridos é muito grande e encontramos flores nas cores branca, rosa, amarela, vermelha, púrpura ou variegadas.

 

 

Cultivo:

 

Esta planta necessita de local ensolarado, solo fértil ácido e profundo, com boa drenagem.

 

O solo:

 

A preparação do solo deve ser feita com turfa ou composto orgânico, que tem pH mais baixo, devendo ser evitada  a colocação de húmus de minhoca. O pH ideal de cultivo da azaleia é 4,8. O solo de cultivo deve ser bem revolvido em profundidade.