FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

02/06/2020 - Meio Ambiente
Prefeitura promove Semana de Conscientização Ambiental 2020
Debates e rodas de conversas serão realizadas online e abertas ao público por meio do Google Meet

A partir desta quarta-feira (3), a Prefeitura de Florianópolis, promoverá a Semana de Conscientização Ambiental 2020. A ideia é realizar atividades que contribuam para a promoção de práticas sustentáveis, que priorizem a conscientização ambiental, a integração, a cooperação e a soma de esforços de diversos setores. A organização do Evento é de parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Comcap e a rede solidária Somar Floripa.

Seguindo a orientação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente. O foco do ano de 2020 é a biodiversidade, mas a semana também vai debater sobre temas urgentes e atuais da capital, como os efeitos da estiagem e a preocupação com os resíduos orgânicos.
Por conta da pandemia de COVID-19, as atividades serão realizadas por meio de plataformas virtuais, evitando as ações presenciais, devido às orientações de distanciamento social dos órgãos de saúde. Serão rodas de conversas, palestras, oficinas educativas, e aulas online, realizadas por meio da plataforma Google Meet.

Programação

Quarta-feira (03/06)
14h - Seminário Regional de Educação Ambiental - GTEA RH08 (Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08 de Santa Catarina) com participação da Floram e da COMCAP. O evento será transmitido via YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ubfTcBpe5hU

Quinta-feira (04/06)
14h - Oficina de Vermicompostagem "Família Casca" - Link da sala de reuniões: https://meet.google.com/spq-zvyt-gha

Sexta-feira (05/06) 
8h - Inauguração da coleta seletiva de verdes, com representantes da Comcap e o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.
10h às 12h - Painel sobre Espaços Verdes Urbanos, com o Prefeito Gean Loureiro, representantes da Comcap e Frente Parlamentar.
14h às 16h - Distribuição de mudas de árvores aos usuários dos Ecopontos da Comcap 
14h - LIVE - Painel sobre Biodiversidade, realizado pela Floram
17h às 19h30 - Painel sobre o Floripa Lixo Zero 2030: Novas Alternativas de Gestão dos Resíduos, realizado pela Comcap.

Segunda-feira (08/06 )
14h - Debate sobre o Plano Municipal de combate ao lixo no mar, com representantes da Floram e da UFSC.

Terça-feira (09/06) 
14h - Roda de conversa sobre o tema "Agricultura em espaços urbanos", com representantes do Programa Municipal de Agricultura Urbana, Coletivo UC da Ilha e Sítio FlorBela.

Quarta-feira (10/06)
14h - Roda de Conversa sobre o tema “Economize água Istepô”, com Alexandre Trevisan, membro do conselho de administração da CASAN, Francisco José Guedes Pimentel, engenheiro da CASAN, e Alessandra Fonseca, oceanógrafa do Projeto Ecoando Sustentabilidade, da UFSC.

As ações propostas para a Semana Municipal da Conscientização Ambiental serão administradas e coordenadas pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e rede Solidária Somar Floripa, com participação do Programa Municipal de Agricultura Urbana (PMAU), Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Casan e UFSC.