FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

25/08/2010 - Meio Ambiente
Muro de bar é demolido pela Floram em área de marinha no anel norte
Construção afronta legislação ambiental em razão de estar dentro da área de 33 metros a partir da linha da maré alta.

foto/divulgação: Jorge Pires

Estrutura em área de marinha é demolida pela Floram.

 

Fiscais da Fundação Municipal de Meio Ambiente realizaram a demolição de um muro, tela e 25 mts² de piso do popular Bar do Samba localizado na Cachoeira do Bom Jesus, anel norte . A ordem partiu do diretor superintendente da Floram, Gerson Basso, em razão que toda estrutura retirada estava em área de marinha.

 

“A obra foi construída sob a revelia do poder público, o que quer dizer, sem autorização vigente”, explica Basso. O superintendente lamenta que muitos ocupantes de cargos públicos no passado não tinham o devido conhecimento da lei e o fechar dos olhos fez com que, perto de 80% do que foi construído no município de Florianópolis está irregular. “Não sei se por interesse em angariar votos, liderança nas comunidades e poder, a coisa pública ficou de lado”. Basso é firme em dizer que não dá pra corrigir tudo nesta administração, pois causaria pânico no município.

 

Moradores do entorno do bar do Samba foram favoráveis à decisão demolitória. Maria das Graças Souza elogiou a ação dizendo que tudo mudou nesta gestão Dário Berger. “Noto que a legislação ambiental está valendo tanto para o pobre quanto para o rico, e com a demolição desta estrutura temos mais espaço para caminhar e brincar com as crianças na praia”. Elaine Bastos,46, diz que não respeitar o meio ambiente é prejuízo pra todo mundo, e a Floram têm mesmo que fazer cumprir o que determina a lei ambiental.