FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

09/09/2010 - Meio Ambiente
Gerson Basso destaca verba para projetos voltados às mulheres indígenas
Mulheres indígenas de Santa Catarina podem vir a ser beneficiadas com os projetos da Carteira Indígena que vai disponibilizar R$ 1 milhão.

foto/divulgação: floram

Gerson Basso concede entrevista a TV Barriga Verde sobre ações da Floram.

 

Jornalista Carlos Américo assina texto no portal do Ministério do Meio Ambiente informando que a Carteira Indígena vai disponibilizar R$ 1 milhão para projetos voltados às mulheres indígenas. O objetivo é fortalecer o protagonismo dessas mulheres,  promover a segurança alimentar e nutricional, além de incentivar a gestão territorial e ambiental de suas terras.

 

Diretor superintendente Gerson Basso destacou a importância da verba em razão que na Grande Florianópolis há comunidades indígenas. “Lembro que os primeiros habitantes da região de Florianópolis foram os índios tupis-guaranis. E hoje, muitos vivem em localidades dos municípios de Biguaçu e Palhoça. Vamos fazer chegar esta informação até eles, para que contribuam com estudiosos que queiram participar elaborando projetos, pois serão eles os beneficiados”.

 

Diz o texto de Carlos Américo:

 

Esta é a primeira chamada pública da Carteira Indígena direcionada às mulheres. Os projetos devem atender atividades econômicas sustentáveis e práticas e conhecimentos tradicionais para o sustento dos povos indígenas. O fortalecimento das organizações de mulheres e a gestão ambiental e territorial das terras indígenas também são contemplados pela chamada.

Podem enviar projetos as associações de mulheres indígenas e as entidades que cumpram as diretrizes da Carteira Indígena. As propostas devem ser enviadas ao Ministério do Meio Ambiente até o dia 4 de outubro. A chamada atende a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas ao promover a autonomia das mulheres.

Nos territórios indígenas, as mulheres conduzem projetos que envolvem toda a comunidade para melhorar a qualidade de vida, principalmente de crianças e jovens. Além disso, as organizações de mulheres indígenas atuam no desenvolvimento de iniciativas de combate à discriminação e à violência.

A saúde das mulheres também é outra preocupação da Carteira Indígena. Estudo da Fundação Nacional da Saúde aponta um quadro de crescimento de doenças como hipertensão e diabetes, altos índices de anemia, sobrepeso e obesidades, bem como alimentação inadequada.

A Carteira Indígena é coordenada pelos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A expectativa é que a chamada também fomente o manejo tradicional e o uso sustentável da biodiversidade das terras indígenas.

Serviço:

Os projetos deverão ser enviados para:

Ministério do Meio Ambiente - Carteira Indígena

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, Sala 751, Brasília/DF

CEP: 70068-900

 

Fonte: ASCOM (Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente).