FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

01/06/2011 - Meio Ambiente
Estudantes participam do projeto visita ao CETRES
Departamento de Educação de Ambiental da Floram coordenou a visita ao Centro de Transferência de Resíduos Sólidos.

foto/divulgação: Thayse Stein

Durante a visita, os alunos conheceram o museu do lixo.

Na tarde de hoje, 1º de junho, alunos do 3º ano da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito participaram do projeto “Visita ao CETRES”, da Floram em parceria com a COMCAP.

 

As crianças aprenderam sobre o caminho do lixo rejeito de Florianópolis, que vai para o Aterro Sanitário de Biguaçú, onde é realizado o tratamento adequado. Na COMCAP, acontecem as atividades de reciclagem e compostagem.

 

Rosiane Silvano, estagiária de pedagogia responsável pela turma, disse que a visita faz parte de um projeto chamado “Reciclagem: uma atitude”. “As saídas de campo fazem com que as crianças possam ver de perto o conteúdo passado em sala de aula”, afirma a educadora.

 

A técnica em meio ambiente, Talita Góes, explicou para os alunos que não é necessário separar o lixo reciclado entre si, pois ao chegar na COMCAP eles recebem destinos diferentes. “O plástico de garrafas de refrigerante é diferente do plástico de outras embalagens e por isso acabam sendo separados novamente”, afirmou Talita.

 

Os alunos ficaram impressionados ao descobrir que na COMCAP havia um lixão, que acabou sendo desativado porque contaminava o solo, a água e o Manguezal do Itacorubi, que fica próximo ao local, fazendo com que muitos animais sofressem mutações.

 

A COMCAP recebe atualmente doações voluntárias de lixo reciclável e pneus. O óleo de cozinha também pode ser doado e acaba virando biodiesel para abastecer os barcos de pescadores do Ribeirão da Ilha.


galeria de imagens